02 janeiro 2012

Milton Friedman e a liberdade

"A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja." Miguel Cervantes

O economista norte americano Milton Friedman é conhecido como sendo um dos maiores defensores do liberalismo no século XX. Nesse breve texto, apontarei algumas linhas do entendimento desse pensador sobre a liberdade.

Antes de tudo, vale mencionar que o liberalismo econômico, representado pelo livre mercado, é visto pelos liberais como a melhor forma de enriquecimento dos indivíduos.

Como disse outro economista liberal, Ludwig von Mises, o liberalismo "é uma doutrina que se dirige inteiramente ao comportamento dos homens nesse mundo. Ela não tem nada mais em vista que não a promoção do bem-estar material deles, e não se preocupa com suas necessidades interiores, espirituais e metafísicas¹".

Thomas Jefferson escreveu nas resoluções de Kentucky que um governo livre é fundamentado na desconfiança, e não na confiança. Nesse sentido, em uma sociedade liberal o governo não controla a sociedade ou a economia sob qualquer aspecto.

No que tange o aspecto social, Milton Friedman afirma²: “A questão crucial que qualquer pessoa que acredita na liberdade tem que fazer a si mesmo é se deve deixar outro homem ser livre do pecado. Se você realmente sabe o que é pecado, se você pudesse estar absolutamente certo que você teve a verdade revelada, então você não poderia deixar outro homem pecar. Você tem que detê-lo”.

E ainda completa: “O liberal concebe os homens como seres imperfeitos. Ele considera o problema da organização social a ser tanto um problema negativo de impedir que pessoas "más" causem danos como de permitir que pessoas "boas" façam o bem, e, é claro, “boas” e “ruins” podem ser as mesmas pessoas, dependendo de quem está julgando”.

Diferenciado de qualquer outra corrente de pensamento é a modéstia que os liberais tem com relação ao entendimento de verdade, como ficou patente nesse último trecho. Considere todos os movimentos totalitários que ocorrem no mundo no último século. Todos desvios com relação a tal princípio que norteia o liberalismo. Algo para ser refletido...


1 http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=34
2 http://libertarianpapers.org/2009/27-machanmilton-friedman-the-human-good/

Nenhum comentário:

Postar um comentário